Sucesso na capital, programa de incentivo à leitura “Bebelê” será implantado em biblioteca de Lençóis Paulista
Contemplada por meio de edital, a Biblioteca Municipal Infantil Monteiro Lobato vai receber o Bebelê, programa que incentiva a leitura para bebês a partir de 6 meses e crianças até 4 anos, presente nas Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos


Notícia criada em 06/09/2016 as 15:09 h
Créditos Foto: Equipe BSP

A Biblioteca Municipal Infantil Monteiro Lobato, de Lençóis Paulista, irá receber o programa Bebelê. Selecionada por meio de edital, a unidade contará com o programa que é sucesso nas Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos, ambas na capital, e mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo. O Bebelê incentiva a leitura para bebês a partir de 6 meses de idade e crianças até 4 anos. Mais nove bibliotecas do estado localizadas nas cidades de Auriflama, Birigui, Guararema, Jundiaí, Praia Grande, Presidente Prudente, Igarapava, Itapetininga e Ourinhos foram contempladas por meio de edital lançado pela SP Leituras, organização social responsável pelo programa, em parceria com o Instituto Tellus. A ação também contou com o apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e da Secretaria da Cultura do Estado. No total, este edital recebeu 34 inscrições, de diferentes regiões do estado.

Fundamentada na teoria do Letramento Infantil (Early Literay), definida pelo National Institute of Child Health and Human Development (NICHD), a iniciativa mostra a importância de se incentivar o ato de ler, a interação com histórias e livros para bebês e crianças, bem como a consequência positiva no desenvolvimento infantil. A iniciativa foi implantada na Biblioteca de São Paulo, em 2012, enquanto a Biblioteca Parque Villa-Lobos oferece o projeto desde sua inauguração, em 2014. Até o momento, 480 ações foram realizadas, atendendo mais de 3.250 participantes.

“Levar o Bebelê para mais bibliotecas do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas) é um sonho. O projeto foi desenvolvido nos últimos quatro anos na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos com a ideia de ser compartilhado com outras bibliotecas. A associação entre o Condeca-SP (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), o Instituto Tellus e a SP Leituras ofereceu a oportunidade para que esse objetivo se concretizasse”, afirma Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, organização social responsável pela gestão das Bibliotecas de São Paulo e do Parque Villa-Lobos, instituições mantidas pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

As bibliotecas selecionadas pelo edital vão indicar um profissional, que irá participar da etapa de cocriação e desenvolvimento da metodologia de implantação do projeto, bem como da capacitação. As oficinas serão realizadas em São Paulo e os monitores indicados terão direito a passagens, transporte local, hospedagem e alimentação subsidiadas pelo Instituto Tellus. As bibliotecas ainda receberão a doação de um kit completo composto por acervo de livros-brinquedo, materiais pedagógicos, tablets, TV, móveis e demais recursos a serem empregados nas ações.

 

Confira as demais bibliotecas selecionadas:

- Auriflama – Biblioteca Pública Municipal Izabel Geloneki

- Birigui – Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha

- Guararema – Biblioteca Pública Municipal Profª Maria de Lourdes Camargo

- Jundiaí – Biblioteca Pública Municipal Nelson Foot

- Praia Grande – Biblioteca Pública Municipal Porto Saber

- Presidente Prudente – Biblioteca Pública Municipal Abelardo de Cerqueira César

- Igarapava – Biblioteca Pública Municipal Odette de Barros Mott

- Itapetininga – Biblioteca Pública Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque

- Ourinhos – Biblioteca Pública Municipal Tristão de Athayde

 

Para obter mais informações sobre o Bebelê, acesse: www.bebele.org.br

 

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) é um sistema coordenado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que integra cerca de 840 bibliotecas públicas municipais no Estado de São Paulo. Entre os principais objetivos do SiSEB, estão a qualificação e a valorização de bibliotecas públicas municipais no Estado de São Paulo, bem como o estímulo ao desenvolvimento de projetos que incentivem a leitura.

 

Para conhecer a programação cultural de todo o estado, acesse a plataforma SP Estado da Cultura – www.estadodacultura.sp.gov.br.

Acompanhe a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo nas mídias sociais:

Facebook: /culturasp

Twitter: @culturasp

Instagram: /culturasp


Confira as fotos abaixo

Sucesso na capital, programa de incentivo à leitura “Bebelê” será implantado em biblioteca de Lençóis Paulista
 
 

Mapa do Site

Newsletter
Inscreva-se abaixo e receba novidades interessantes por email

Clique para se cadastrar
     
Todos os direitos reservados à O Perguntador | Sempre há dúvida. Por quê?